“Centro de Saúde de Velas sob vigilância” afirma a Delegada de Saúde de Ilha, Evangelina Boa Morte, devido a casos de covid-19 (c/áudio)

A Ilha de São Jorge conta de momento com 12 casos positivos ativos de covid-19, sendo que o Concelho de Velas possui 10 casos positivos. Casos estes que surgiram a semana passada, alguns, em profissionais do Centro de Saúde de Velas.

Ora, a Delegada de Saúde da Ilha de São Jorge, Doutora Evangelina Nogueira Boa Morte, disse à Radio Lumena em entrevista, esta segunda-feira que o Centro de Saúde de Velas encontra-se agora sob vigilância, havendo alguns profissionais que testaram positivo à covid-19, nomeadamente um enfermeiro e assistentes operacionais e administrativos e que estiveram em contacto com utentes.

A Doutora Evangelina informa que dada a situação, a direção clínica do Centro de Saúde de Velas deliberou diminuir alguns serviços, com o intuito de conter a propagação da doença. Disse ainda à Rádio Lumena que os contactos próximos com os casos positivos se encontram em isolamento e já se procedeu a uma testagem em massa a fim de saber se há mais casos de covid-19 ou não.

No entanto, o surgimento destes casos estão por aferir, a Doutora Evangelina afirma que é possível tratar-se de uma contaminação comunitária, não havendo nenhum caso positivo de referência nesta cadeia de transmissão.

“Agora é aguardar”, afirma a doutora Evangelina Boa Morte, avançando que a medida mais importante agora tomada foi a testagem em massa, tanto dos profissionais de saúde da Calheta e das Velas e também o reforço das medidas como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento físico.

Declarações da Delegada de Saúde da Ilha de São Jorge, Doutora Evangelina Nogueira Boa Morte, que falava com a Rádio Lumena acerca dos casos positivos ativos de covid-19 na Ilha.

Laura Cabral/RL Açores

Deixe uma resposta