
O grupo parlamentar do Chega/Açores questionou o Governo Regional para quando o pagamento do apoio extraordinário ao abate de gado devido aos constrangimentos da covid-19, no valor de 2,7 milhões de euros.
De acordo com os deputados, os produtores de carne dos Açores “estão à espera, desde 2021, do pagamento de um apoio extraordinário ao abate que foi anunciado para fazer face aos constrangimentos causados pela covid-19”.
Em requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o partido estima que essas verbas “devem ascender aos 2,7 milhões de euros” que “muita falta estão a fazer aos produtores de carne”.
Os parlamentares pretendem saber junto do Governo dos Açores a data prevista para o pagamento destes apoios, até porque, indicam no requerimento, “questionado pelo Chega em plenário, o secretário regional da Agricultura manifestou que os apoios iriam ser pagos”.
O partido questiona se o Governo Regional tem “conhecimento que o não pagamento deste apoio extraordinário está a gerar grandes constrangimentos aos produtores de carne”.
O Chega/Açores indica que tem vindo a ser incentivada a reconversão das explorações de leite para a carne, o que nos últimos três anos se traduziu em 90 as explorações que trocaram os laticínios pela exploração de carne.
Segundo Francisco Lima, os 2,7 milhões de euros “estão a fazer muita falta aos produtores de carne”.
RL/Chega