Concluída a contagem de votos na ilha de São Jorge a coligação PSD/CDS-PP/PPM conquistou 52,22% dos votos, e o PS obteve 29,85%.
Traduzido em número de votos e mandatos, a Coligação alcançou 2584 votos, elegendo dois deputados, Catarina Cabeceiras e Paulo Silveira. O PS registou 1477 votos, elegendo um deputado, Isabel Teixeira.
De salientar que em São Jorge, a coligação alcançou a vitória em todas as freguesias da ilha.
Em São Jorge a abstenção foi de 43,2 por cento, sendo que em 2020 tinha sido de 43,70%.
Quanto às outras forças partidárias, destaque para a CDU que foi a terceira força política mais votada na ilha com 5,15% da votação, 255 votos.
O Chega alcançou 184 votos, 3,72% da votação e a Iniciativa Liberal não foi além dos 175 votos, o equivalente a 3,54% da votação na ilha de São Jorge.
Em São Jorge, o Bloco de Esquerda obteve 40 votos, o ADN e o PAN alcançaram 29 votos cada um e o Livre teve 17 votos.
No total das 10 freguesias da ilha, contabilizaram-se 77 votos em branco e 81 votos nulos.
No decorrer da noite eleitoral, a RL Açores levou a cabo uma emissão em direto de mais de quatro horas com comentadores em estúdio e teve oportunidade de ouvir alguns dos candidatos que concorriam pela ilha. No final da contagem dos votos de São Jorge, o clima era de muita festa na sede da coligação, onde Catarina Cabeceiras, a cabeça de lista da coligação, se mostrou muito satisfeita com este resultado alcançado.
Feliz por ter sido eleita e com responsabilidade para defender São Jorge na próxima legislatura, Isabel Teixeira, deputada eleita pelo PS, também falou à RL Açores, referindo ainda que alguns dos resultados ficaram aquém das suas expetativas.
Já António Salgado da CDU agradeceu ao eleitorado jorgense, mas lamentou o facto de o seu partido não chegar novamente ao parlamento regional, referindo que agora já nada o prende a São Jorge.
Também Valdemar Furtado lamentou o facto de não ter conseguido mais votos na ilha, respeitando a decisão do eleitorado, mas deixou o aviso de esperar para ver como estará a ilha no futuro.
Declarações dos candidatos por São Jorge às eleições legislativas regionais, sendo importante registar que outras candidaturas foram contactadas, não mostrando, contudo, disponibilidade para falar à RL Açores.
RL