Comemoração do Dia da Marinha de 2021 nos Açores

O Dia da Marinha, que se assinala no próximo dia 20 de maio, será comemorado com diversas atividades, no arquipélago dos Açores, no período de 18 a 25 de maio.

Esta marcante data, em homenagem a Vasco da Gama, celebra o dia em que a sua pioneira Armada ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, chegando a Calecute – India, em 1498.

As atividades do Dia da Marinha de 2021 irão decorrer nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Faial.

Na ilha de São Miguel, de 18 a 25 de maio, estará em exibição no Centro Comercial Parque Atlântico, a exposição “Marinha nos Açores” alusiva às unidades da Marinha situadas na Região Autónoma dos Açores e às ações desenvolvidas no Arquipélago e em toda a sua extensa área marítima. Em 20 de maio realizar-se-á uma cerimónia militar de deposição de uma coroa de flores, em honra aos Marinheiros mortos em combate e de todos aqueles entretanto falecidos, no Padrão aos Mortos da Grande Guerra de 1914 a 1918, junto à Muralha do Forte de São Brás.

No âmbito das atividades náuticas, em 15 de maio irá decorrer uma prova na ilha do Faial, promovida pelo Clube Naval do Faial e em 22 de maio, irão decorrer provas nas ilhas de São Miguel, Terceira e Santa Maria, promovidas pelo Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube e pelo Clube Naval de Santa Maria.

A missa de sufrágio será celebrada às 11h00 do dia 23 de maio, na igreja de S. José em Ponta Delgada.

Comando da Zona Marítima dos Açores/RL Açores

Deixe uma resposta