
O Concelho de Calheta será palco do Save The Waves Film Festival, um evento internacional promovido pela Save the Waves Coalition, com o objetivo de consciencializar comunidades costeiras sobre a importância da conservação dos oceanos. Esta iniciativa marca mais uma conquista para os Açores, ao integrar oficialmente o arquipélago numa rede global de exibição de filmes dedicados à proteção do ambiente marinho.
O evento contará com sessões gratuitas no dia 8 de abril (terça-feira), em três locais distintos da ilha: na Escola Básica e Secundária da Calheta pelas 13h45, na Escola Básica Integrada da Vila do Topo pelas 15h15, sendo estas sessões dirigidas aos alunos do 9.º ao 12.º ano e no Museu Francisco de Lacerda pelas 20h00, com uma sessão aberta a toda a comunidade.
Os filmes exibidos apresentam histórias e perspetivas de várias partes do mundo, incluindo Indonésia, Austrália, Chile, México, Marrocos e Portugal. Ao longo de 45 minutos, o público terá acesso a uma seleção de curtas e longas-metragens protagonizadas por nomes influentes do surf e da conservação, como Coco Nogales, Shane Dorian, Bianca Valenti, Greg Long, Ramon Navarro, Jerome Cleotens, Rabbit Bartholomew, Kassia Meador, Miguel Blanco, Matt Bromley e Quetzal Estrada.
Destaca-se a curta-metragem “Behind a Wall of Sea”, realizada nos Açores por Artur Benevides, que já conquistou reconhecimento internacional ao ser premiada no Portuguese Surf Film Festival 2024 e selecionada para esta edição do Save The Waves Film Festival.
Este evento assume-se como uma oportunidade de aproximar as comunidades locais à causa ambiental, reforçando a urgência da proteção das nossas zonas costeiras através do cinema, da arte e da partilha de experiências que nos unem aos oceanos.
RL/CMC