Conselho de Ilha de São Jorge com parecer favorável ao Plano dos Açores para 2024

O Conselho de Ilha de São Jorge aprovou, por unanimidade, um parecer favorável à anteproposta de Plano de Investimentos dos Açores para 2024, mas apelou à integração de um conjunto de projetos que considerou “pertinentes e imprescindíveis”.

Lena Amaral, a presidente do Conselho de Ilha, diz que este é um voto de confiança que este órgão dá aos documentos orçamentais para 2024 apresentados pelo Governo Regional.

Contudo, existem algumas ressalvas deixadas pelo Conselho de Ilha de São Jorge, com uma série de investimentos que os conselheiros pretendem ver integrados no Plano de Investimentos para 2024 no que à ilha de São Jorge diz respeito.

Discriminadamente, entre os projetos que o órgão considera “pertinentes e imprescindíveis”, estão a construção do novo bloco sul do Centro de Saúde das Velas, a “renovação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta, com dotação de equipamento de TAC [tomografia computadorizada]”, a ampliação do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta e a construção do parque de combustíveis de São Jorge.

Os conselheiros reivindicam ainda a criação de um novo parque de estacionamento de apoio ao Aeroporto de São Jorge, a requalificação da rede viária regional e a concretização do projeto da frente marítima entre a escola secundária da Calheta e o parque de campismo da Fajã Grande.

Pedem também o reordenamento do porto comercial de São Jorge e da Baía João Câncio e outras obras em igrejas, museus, miradouros, sedes de juntas de freguesia e fajãs.

O Conselho de Ilha de São Jorge apelou ainda há necessidade de haver uma maior taxa de execução das medidas previstas para a ilha.

A anteproposta de Plano de Investimentos do executivo açoriano para 2024, o último ano da legislatura, contempla uma verba de 733,7 milhões de euros, mais 90 milhões do que no corrente ano, um crescimento conseguido à custa do aumento de receitas fiscais e de transferências do Orçamento de Estado e da União Europeia.

O Plano e o Orçamento da região para 2024 vão ser votados em novembro na Assembleia Legislativa dos Açores, sendo os primeiros documentos orçamentais a serem apreciados após a IL e o deputado independente terem denunciado os acordos escritos que sustentavam o Governo Regional.

 

Lena Amaral – Conselho de Ilha

RL