Deputados do PSD/Açores vão exigir reforço da tripolaridade da Universidade

O candidato do PSD/Açores à Assembleia da República António Ventura garantiu esta segunda-feira que os deputados do partido vão exigir o reforço da tripolaridade da Universidade dos Açores, alegando que tal só é possível porque o governo de Passos Coelho pôs as contas do país “em ordem”.

“Vamos exigir o reforço da tripolaridade da Universidade dos Açores porque Portugal está melhor. Todos os indicadores económicos dizem que o país está a crescer. Depois de Portugal ter estado à beira da bancarrota, o país recuperou a sua credibilidade externa e tem as contas públicas em ordem graças a Pedro Passos Coelho”, afirmou António Ventura, após uma visita ao Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

O candidato, número dois da lista social-democrata pelos Açores, salientou que o ensino superior “será sempre uma prioridade” para os deputados dos partidos eleitos pela Região na Assembleia da República.

“Vamos trabalhar para que a Universidade dos Açores consiga desenvolver melhor o seu papel na Região. Somos a favor da natureza multipolar da nossa academia. A Universidade deve continuar a existir em São Miguel, na Terceira e no Faial, porque só assim se respeita a identidade regional”, disse.

António Ventura acrescentou, no entanto, que a exigência junto da República do reforço da tripolaridade da Universidade dos Açores fica comprometida quando o governo regional “dá um mau exemplo” nesta matéria, ao fazer cortes no financiamento da instituição.

“O governo regional cortou em 14 por cento os apoios à tripolaridade da Universidade. Este corte é um mau exemplo e tem consequências políticas, pois enfraquece as nossas reivindicações perante o governo da República”, considerou.

Para António Ventura, “não se pode exigir lá fora aquilo que não se faz cá dentro”.

GI PSD Açores/RL Açores