Deputados socialistas confiantes na retoma do setor da construção civil nos Açores

O Grupo Parlamentar do PS manifestou, esta quarta-feira, o seu otimismo na retoma do setor da construção civil nos Açores. A posição foi expressa à saída de uma reunião com a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), no âmbito de um conjunto de encontros que os socialistas estão a realizar com os parceiros sociais, para analisar o Plano de Investimentos e Orçamento da Região para 2016.

Berto Messias explicou que no setor da construção civil Açoriana “temos hoje indicadores que nos permitem dizer que se aproximam bons tempos neste setor. É possível falar já numa retoma no setor da construção civil, quer no setor privado, quer no público. Temos indicadores como o aumento da venda de cimento, o aumento no licenciamento de habitações, temos um aumento significativo ao nível de concursos públicos e de ajustes diretos”.

O líder parlamentar do PS/Açores destacou a “convergência de interesses e de esforços entre os parceiros sociais, o Governo dos Açores e o Partido Socialista, para vencer os desafios que se avizinham no futuro” e revelou que em todas as reuniões já feitas, os “parceiros sociais estão claramente ao lado do Governo dos Açores para tentar desenvolver mais e melhor a nossa Região”.

Berto Messias enalteceu a “postura responsável da AICOPA”, realçando que “este parceiro social considera que o Plano de Investimentos para 2016 é um bom contributo para o desenvolvimento dos Açores, também no âmbito da construção civil”.

Para o deputado socialista, “quem defende que o Plano de Investimentos deve ser um contributo relevante para dinamizar a economia regional para promover mais e melhor emprego e para acautelar um melhor rendimento das famílias e uma melhor atividade das nossas empresas terá que, naturalmente, apoiar o Plano de Investimentos para 2016”.

“Temos de continuar a implementar bem a Carta Regional de Obras Públicas, que é um instrumento muito relevante de planeamento ao nível do investimento público e que a AICOPA valoriza muito; temos também a necessidade de continuar a privilegiar os empresários dos Açores, bem como os materiais endógenos dos Açores, um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos”, frisou o Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Berto Messias.

GI PS Açores/RL Açores

Deixe uma resposta