Deputados socialistas questionam Ministro da Economia sobre voos low cost para a Ilha Terceira

 

Os deputados socialistas eleitos pelo círculo dos Açores, Carlos César, Lara Martinho e João Castro, questionaram o Ministro da Economia sobre as negociações de voos low cost para a Ilha Terceira, uma das medidas do plano de apoio anunciado pelo anterior Governo para mitigar os impactos resultantes da redução da presença militar dos EUA na Base das Lajes.

Os parlamentares recordam que essa foi uma das 10 medidas anunciadas aos empresários a 23 de julho pelo então secretário de Estado Adjunto da Economia, Leonardo Mathias,  segundo o qual já tinham sido “formalizadas pelo ministro da Economia junto do Turismo de Portugal”.

Contudo, recordam os deputados, “a 2 de setembro o presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, afirmou em conferência de imprensa, em Lisboa, “Queríamos voar para a Terceira, mas a proposta foi recusada. Não foi dada qualquer explicação””.

Considerando o impacto positivo que as companhias low cost têm para o desenvolvimento do turismo e no caso particular da ilha Terceira, os parlamentares do PS querem esclarecimentos sobre o processo negocial, nomeadamente, “com que companhias low cost o Governo da República negociou e o que foi proposto”, bem como “que contrapartidas e exigências foram apresentadas pelas companhias”.

Os parlamentares açorianos pretendem também saber o que esteve na origem da recusa da proposta da Ryanair para voar para ilha Terceira, assim como qual o ponto de situação das negociações para a vinda de companhias low cost para a ilha.

“Em que medida o Turismo de Portugal está a trabalhar neste dossier? Nomeadamente no que concerne o financiamento de rotas externas para a Terceira de Mercados Estratégicos e a criação de uma forte campanha do destino Terceira no canal digital junto dos mercados prioritários, como estava previsto no relatório do grupo de trabalho do Governo da República referente à Revitalização Económica da ilha Terceira?”, são outras questões dos deputados socialistas ao Ministro da Economia.

GI PS/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

Deixe uma resposta