Descida do desemprego é uma boa notícia

O Secretariado Regional dos TSD/Açores considerou hoje que a descida verificada na taxa de desemprego no segundo trimestre do corrente ano “é uma boa notícia”, que vem confirmar “as fundamentadas expetativas de que o crescimento da indústria do turismo teria reflexos importantes para a criação de emprego nas nossas ilhas”, refere Joaquim Machado, presidente dos TSD/Açores.

Segundo o social democrata, “o novo quadro dos transportes aéreos, com o abaixamento das tarifas e a abertura das rotas a operadoras de baixo custo determinado pelo Governo da República, com a colaboração decisiva do PSD/Açores, foi essencial para a dinamização da economia regional e consequentemente para a geração de novos empregos”, adiantou.

“Contudo, a descida verificada no desemprego, pelo segundo trimestre consecutivo, não pode dar lugar a euforias desmedidas. Nem tão pouco desmobilizar os responsáveis governamentais, considerando que há ainda um número muito elevado de açorianos que não dispõem de rendimentos do trabalho, diz aquele dirigente partidário.

“Convém ter presente que milhares de jovens estão inseridos em programas de estágio, tratando-se portanto de emprego subsidiado, que tem impacto estatístico, mas pouca relevância na criação efetiva de postos de trabalho”, acrescenta Joaquim Machado.

Na perspetiva dos TSD/Açores, importa “não perder de vista três fatores importantes neste contexto, a saber, o elevado número de trabalhadores integrados em programas de ocupação temporária – cerca de quatro mil -, a grande precariedade no emprego, sobretudo feminino, bem como a baixa remuneração do trabalho”.

Os TSD/Açores esperam que a grande recuperação económica que se verifica no país “também possa beneficiar a Região Autónoma dos Açores e por essa via contribuir para resolver a situação dos 13.800 açorianos que ainda não têm emprego”, conclui Joaquim Machado.

GI PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta