Dia da Viola da Terra assinalado na Madalena com encontro de tradições

Num verdadeiro encontro intergeracional, o evento contou com a presença do mais velho e do mais jovem tocador de viola da terra da ilha do Pico, num serão em que se celebrou a cultura picarota.

O Dia da Viola da Terra foi comemorado, esta segunda-feira, na Madalena, com um encontro de tradições, dinamizado pela MiratecArts, no âmbito do Cordas World Music Festival, realizado com o apoio da Autarquia madalenense.

O evento, que teve lugar na Biblioteca Auditório da Madalena, iniciou-se com uma homenagem a dois grandes Tocadores de Viola da Terra da Ilha do Pico, Manuel Paulino Dias e Manuel Horário André, contando ainda com uma apresentação sobre o Património Cultural Imaterial dos Saberes e Práticas de Tocar a(s) Viola(s) da Terra, proferida pelo Diretor Regional dos Assuntos Culturais, e o concerto do novo grupo de cordas Amigos das Tradições.

A assinalar o Dia da Viola da Terra realizou-se ainda a abertura oficial das exposições de Carlos Farinha e da Associação Viola da Terra, que estarão patentes ao público até dia 12 de outubro, na Biblioteca da Madalena.

CMM/RL