Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo apresenta proposta para implementação de uma Taxa de Sustentabilidade dos Açores

A Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), apresentou no final da manhã do dia 25 de Julho, em conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, uma proposta para implementação de uma Taxa de Sustentabilidade na Região Autónoma dos Açores, com o intuito de preservar o destino, garantindo que poderá continuar a basear-se na natureza e na sua sustentabilidade.

A Taxa de Sustentabilidade Açores é “uma proposta abrangente, equilibrada e transversal, com impactos positivos a nível ambiental, económico e social”, afirmou o presidente da CCAH, Marcos Couto. Na prática, a proposta é de criar uma taxa com o valor de 25€ por visitante, não residente, com mais de 12 anos.

Prevêem-se receitas totais a rondar os 25 milhões de euros por ano, cuja proposta antecipa que sejam distribuídas em parcelas de 40% para o Governo Regional, 40% para a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) e 20% para a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). A taxa seria aplicada para a sensibilização ambiental, melhoria de infraestruturas que permitam a preservação ambiental, garantia de continuidade de políticas de sustentabilidade do destino, contribuição para a neutralidade carbónica e reforço da promoção do destino Açores, com a afirmação enquanto destino turístico efetivamente sustentável.

A proposta da CCAH já foi apresentada ao Governo Regional, à Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e à Associação Nacional de Freguesias e será alvo de uma petição online para que possa ser “global, abrangente e apartidária”.

Após a recolha de um mínimo de assinaturas será posteriormente remetida à Assembleia Legislativa Regional.

CCAH/RL