O presidente do PSD/Açores definiu hoje como “prioridade absoluta” de um futuro governo regional social-democrata a aposta no setor da Educação e garantiu que os professores serão “aliados” das políticas educativas.
“Porque a Educação é crucial para o futuro dos Açores, defini como prioridade absoluta o setor da Educação para a próxima governação do PSD/Açores. Comigo como presidente do governo os professores e os seus representantes serão aliados das políticas educativas e não quase inimigos, como têm sido considerados pela governação socialista de 20 anos”, afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, após uma reunião com o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores.
O líder dos social-democratas açorianos salientou que um futuro governo regional do partido vai implementar o programa “Escola de Futuro”, que visa “tornar a escola mais atrativa para os alunos, melhorar a sua imagem pública e valorizar o papel dos professores”.
“É necessário fazer da escola algo de positivo e de esperança no futuro, e não uma dificuldade sucessiva, como hoje é vista por muitos alunos e professores”, referiu, acrescentando que é necessário ter “metas claras definidas para uma década” para inverter os “mau resultados” atuais no setor.
Duarte Freitas lembrou que a Região têm competências próprias na área da Educação que “deveriam servir para que os Açores se aproximassem do melhor que se faz a nível nacional e europeu, e não o contrário, como está a acontecer”.
“Precisamos uma escola de futuro que nos aproxime das melhores médias nacionais e europeias. A escola tem de contribuir para o desenvolvimento dos Açores e para uma maior igualdade, e não para causar as desigualdades crescentes que se têm vindo a verificar”, disse.
A reunião com o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores foi a primeira de uma série de encontros que o presidente do PSD/Açores está a promover com a comunidade escolar açoriana.
GI PSD Açores/RL Açores