O candidato do PSD/Açores a presidente do governo anunciou na sexta-feira que vai promover a constituição de um fundo mutualista para a agricultura com recurso a fundos comunitários, de modo a que se possam “aproveitar alguns fundos disponíveis para usar nas alturas mais difíceis” para o setor.
“É possível, desde a última reforma da Política Agrícola Comum, criar um fundo mutualista com verbas de Bruxelas para compensar os agricultores, não só em situações derivadas da meteorologia, mas também em crises de mercado”, afirmou Duarte Freitas, no seminário “Oportunidades Europeias para os Agricultores Açorianos”, organizado pela eurodeputada Sofia Ribeiro.
O líder dos social-democratas açorianos salientou que os fundos da União Europeia podem ser usados para apoiar a criação e a gestão de um fundo mutualista, sendo também chamados a contribuir os agricultores e o governo regional.
Duarte Freitas assegurou ainda que o seu governo vai “simplificar o processo de atribuição dos apoios, cortando na burocracia e apostando na eficácia para criar mais riqueza e mais emprego”.
GI PSD Açores/RL Açores