Empreendedorismo na Escola Básica e Secundária de Velas

A Escola Básica e Secundária (EBS) de Velas é uma das escolas participantes no projeto de empreendedorismo pertencente à Direção Regional da Juventude com o nome “O caminho para o Sucesso” e onde as escolas têm de participar com uma ideia de negócio. É assim que conta Sara Teixeira, Presidente da Associação de Estudantes da EBS de Velas à Rádio Lumena.

“Este projeto está ligado às escolas e no nosso caso, a Escola Básica e Secundária das Velas está a cooperar nesta iniciativa, com o objetivo de participar no “IdeiaAçor”, e nós vamos concorrer com uma ideia de negócio que foi pensada e trabalhada por nós.” Conta Sara Teixeira.

A Presidente da Associação de Estudantes refere que “este projeto tem um caminho a percorrer ao longo do ano e nós primeiramente começámos por entrevistar vários empreendedores tanto de São Jorge como de outras ilhas e alguns até do estrangeiro, para perceber um pouco melhor o que é, na realidade, ser empreendedor.”

Sara Teixeira realça alguns empreendedores locais, que se destacam pela suas empresas, “é o caso do Márcio Avelar, que tem duas empresas muito distintas como a Marítimo-Turística e a Barbearia ou o Nelson Ponta Garça, por todo o seu percurso nos Estados Unidos da América e por ter aqui um estúdio de gravação.” Explica.

Os alunos da Associação de Estudantes apresentaram um vídeo, que produziram e posteriormente publicaram nas redes sociais, após entrarem em contacto com empreendedores Locais, Regionais e Internacionais, no âmbito do programa de Educação Empreendedora, promovido pela Direção Regional da Juventude.

“Temos empreendedores de outras ilhas também, que através das redes sociais, nós conseguimos contactar com essas pessoas, sendo até bastante acessíveis. Pudemos fazer as nossas entrevistas para realizarmos o vídeo com a partilha da experiência desses empreendedores.”

Sara Teixeira diz que a realização deste projeto foi bastante enriquecedora e faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido pelos alunos, sendo que “tivemos muito trabalho é certo, mas compensa tudo o que as pessoas têm falado, o feedback é muito bom e temos recebido felicitações por querermos deixar este “bichinho do empreendedorismo” nos mais novos.” Conta satisfeita, Sara Teixeira à Rádio Lumena.

Salienta-se que alunos do programa de Educação Empreendedora representarão a escola com o seu produto inovador, no concurso Regional “IdeiAçores”, a decorrer em formato on-line esta sexta-feira, na EBS de Velas.

Imagem: Sara Teixeira

Laura Cabral/RL Açores

Deixe uma resposta