Empresários do turismo em São Jorge falam de um turismo diferente este ano, mas não se queixam, para já, dos lucros (c/áudio)
Fernando Soares
Jorge Matos

A RL Açores esteve à conversa com alguns empresários do setor do turismo.

Um dos empresários foi Fernando Soares, empresário do setor do turismo com alojamentos, restaurante e uma rent-a-car na ilha, que, para já, faz um balanço positivo deste verão em todas as áreas onde detém negócios neste setor do turismo.

Este ano, o empresário até aumentou a frota da sua rent-a-car. No que diz respeito ao alojamento já houve a necessidade até de rejeitar reservas por estar com a capacidade total ocupada.

Em comparação com o ano passado, Fernando Soares considera que em 2023 está se a experienciar em São Jorge um tipo de turismo diferente, considerando que não haja menos turismo na ilha, considerando que apenas regista uma ligeira quebra na restauração.

Das Velas para a Calheta, o balanço também é positivo para Jorge Matos, proprietário de um Restaurante no concelho da Calheta, mas devido aos emigrantes e não tanto aos turistas.

Contudo, o empresário sente que há menos movimento pela ilha, sendo que isso poderá estar relacionado com o tipo de turismo que a ilha está a receber.

Mesmo assim, Jorge Matos não se queixa dos lucros, uma vez que os emigrantes que também visitam a ilha nesta altura têm acabado por ajudar a restauração.