Essência de se “Ser Ilhéu” em destaque no Dia Maior do Concelho das Velas – Celebrou-se este domingo o Dia do Padroeiro São Jorge (c/áudio)

Assinalou-se este domingo, 23 de abril, o dia maior do concelho das velas, feriado municipal e Dia do Padroeiro São Jorge. No âmbito das Festas de São Jorge 2023, o dia começou com a entronização de novos confrades na confraria do queijo são Jorge, seguida de missa e procissão em honra de São Jorge.

Ao final do dia decorreu a sessão solene com homenagem a três homens que, na opinião de Luís Silveira, o autarca Velense, têm sabido ao longo da sua vida fazer jus aquilo que é “Ser Ilhéu”, tema que rege as festas deste ano.

António Pedroso, artista e empresário no ramo do Turismo, Armando Sequeira, reconhecido Chef, e Carlos Azevedo, músico, maestro e formador musical ligado à área há 50 anos, foram agraciados com a Medalha de Prata do Município das Velas.

Na ocasião, os três, por esta mesma ordem, agradeceram a homenagem agora recebida.

Já Luís Silveira enalteceu no seu discurso aquilo que considera “ser Ilhéu”.

Para o presidente do município, Ser Ilhéu em São Jorge é ser se feliz.

O autarca Velense fez questão ainda de relembrar os emigrantes que mesmo distantes não esquecem o que é ser Ilhéu e optam muitas por regressar à sua terra.

 RL Açores