Casa cheia para ouvir “Cantar os Reis”. O tradicional evento que decorre anualmente a seis de janeiro, dia de Reis, fez encher o Auditório Municipal das Velas. Foram vários os Grupos de Reis que abrilhantaram e animaram o já tradicional evento “Cantar os Reis”.
A RL Açores marcou presença tendo feito a transmissão em direto no evento, sendo que as atuações de cada grupo estão igualmente disponíveis em formato vídeo na página da RL Açores na rede social Facebook.
Agostinho Azevedo é já um veterano no que diz respeito a estas andanças de Cantar os Reis, sendo membro do Grupo de Reis da Casa do Povo das Manadas que é também presença assídua neste evento ano após ano. Agostinho Azevedo revelou à RL Açores o quão difícil é hoje em dia conseguir constituir um grupo de Reis, falando ainda da importância de manter esta tradição.
Igual dificuldade sentiu o Grupo de Reis do Grupo de Folclore dos Rosais, tal como fez saber Pedro Nunes, o presidente desta Instituição.
Também no Grupo de Reis do Agrupamento de Escuteiros de Santo Amaro e Velas sentiu dificuldades mas pelo facto de metade do grupo quase não ter podido comparecer nesta atuação no Auditório. Contudo, Ângela Chumbinho, responsável pelo grupo, salientou a dedicação dos jovens em participar e manter vivas estas tradições.
No Dia de Reis subiram ainda ao palco do Auditório Municipal o Grupo de Reis do Coro e Orquestra José Damião de Almeida e o Grupo de Reis do Grupo Etnográfico da Beira.
RL/Ana Azevedo