Faial regista aumento de 74,1% de desembarques de passageiros em janeiro

No passado mês de janeiro, desembarcaram no Aeroporto da Horta 6.660 passageiros.

Assim, de todas as ilhas da Região, o Faial foi a que apresentou a maior variação homóloga positiva, de 74,1%, no desembarque de passageiros em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Para além do aumento significativo registado nos voos interilhas, também se verificou, em 2023, um acréscimo de passageiros que chegaram à Horta provenientes de voos territoriais, nomeadamente de Lisboa, sendo que em janeiro de 2022 desembarcaram 1.213 passageiros e este ano 2.183, o que representa um aumento de 80%.

Estes números dão-nos confiança de que 2023 será um ano muito positivo para a ilha do Faial. A multiplicidade de eventos desenvolvidos pelo Município da Horta nos últimos 12 meses foram mais um contributo para projetar a ilha do Faial a nível regional, nacional e internacional”, revelou o Vice- Presidente da Câmara Municipal da Horta.

Sobre os voos interilhas, o responsável municipal pela área do turismo manifestou satisfação no aumento verificado, em que em janeiro de 2022 desembarcaram no Faial 2.612 passageiros e este ano 4.475, destacando que “a importância da Tarifa Açores para esse desiderato, medida do Governo Regional dos Açores que permite viagens aéreas interilhas a 60 euros para os residentes na Região”.

Carlos Morais relembrou assim a importância do turismo para o Faial, “que permite aumentar a notoriedade do nosso destino aliado à natureza, como elemento diferenciador na oferta turística, e principalmente porque dinamiza e incrementa a economia local, traduzindo-se em impactos económicos relevantes para muitos setores do concelho, sendo potenciadores de crescimento e de retorno económico”.

O autarca lembrou ainda que, no ano passado, o Aeroporto da Horta bateu o recorde ao receber 57 aeronaves privadas, na sua maioria jatos, e entrou pela primeira vez no circuito internacional, ao receber três voos charter da Eslovénia, em época baixa. “Esta ação foi mais um passo para a projeção da ilha do Faial além-fronteiras”, tendo contribuído para que arrecadasse o 13o lugar, de 21 destinos em competição, na edição de 2023 dos Melhores Destinos Europeus, promovida pela European Best Destinations (EBD).