Fundação Ocean Azores e a Azores Getaways promovem concurso de fotografia “Fotógrafo do Ano Ocean Azores”

A Fundação Ocean Azores (FOA), em parceria com a Azores Getaways, estão a lançar um concurso de fotografia para eleger a melhor fotografia sobre o oceano, tirada nos mares dos Açores.

O concurso está aberto desde dia 8 a todos os fotógrafos que submetam à organização fotografias tiradas na Região Autónoma dos Açores, sendo que essa submissão deverá ser feita até ao final do dia 24 de janeiro.

O vencedor será anunciado no dia 3 de fevereiro próximo. As fotografias vencedoras em cada categoria e a vencedora absoluta estarão expostas na sala de chegadas do Aeroporto João Paulo II, a maior aerogare das 9 ilhas.

O Vencedor Absoluto, receberá um prémio pecuniário no valor de € 2.500, além da já referida divulgação da fotografia vencedora, bem como do nome do autor, na sala de recolha de bagagem do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.

De acordo com a nota de imprensa enviada à RL Açores, este concurso tem como objetivo “contar a história deste santuário marinho que nos rodeia e que é único no mundo, e com isso ajudar a promover o conhecimento científico e espalhar a palavra sobre o oceano e as experiências sustentáveis baseadas nesse mesmo oceano”.

A concurso estão 4 categorias distintas: (1) Por cima de água (2) Debaixo de Água (3) Lixo/Impacto marinho e (4) Turismo Oceânico.

A captura de imagens de baleias, sejam elas imagens subaquáticas ou captadas através de drones, nos mares dos Açores, é ilegal, caso o fotógrafo não esteja na posse de uma licença emitida pelo Governo dos Açores, para este tipo de atividade.

Os vencedores das categorias e o vencedor absoluto serão escolhidos pelo júri, onde se inclui Pete Souza – autor e fotógrafo freelance, ex-fotógrafo oficial da Casa Branca para o Presidente Obama .

Todos os interessados em participar no Concurso “Fotógrafo do Ano Ocean Azores” deverão consultar a página https://oceanazores.com/, onde, além de ficar a par do regulamento do concurso, poderão submeter as suas candidaturas.

O Fotógrafo do Ano Ocean Azores 2024 é patrocinado pela Azores Getaways, uma agência de viagens líder nos Açores e no Continente, e organizado pela Fundação Ocean Azores.