O preço da gasolina nos Açores sobe 4,5 cêntimos por litro na quarta-feira e o preço do gasóleo três cêntimos por litro, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial.
A subida do preço dos combustíveis nos Açores surge depois de o executivo açoriano ter aumentado a taxa do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) em 10 cêntimos.
O executivo passa agora a cobrar 46,5 cêntimos de ISP por litro no caso da gasolina e 24,2 cêntimos no caso do gasóleo, mais 10 cêntimos do que em fevereiro.
O ISP nos Açores tinha baixado, em agosto de 2022, nove cêntimos na gasolina e 11,3 cêntimos no gasóleo.
O executivo açoriano tinha já reduzido o ISP em quatro cêntimos na gasolina e em dois cêntimos no gasóleo, em novembro de 2021, e em 11 cêntimos nos dois combustíveis, em abril de 2022.
Em março, a gasolina sem chumbo de 95 octanas nos Açores passa a custar 1,508 euros por litro, mais 4,5 cêntimos do que em fevereiro.
Já o preço do gasóleo sobe de 1,469 euros por litro para 1,499, o que representa um aumento de três cêntimos.
O Governo Regional justifica o “ajustamento do preço máximo de venda ao público” dos combustíveis com “as recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.
Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, regista um aumento de três cêntimos por litro face a janeiro, último mês em que tinha sido atualizado.
O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,08 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca.