O Governo dos Açores vai realizar um estudo prévio para o ordenamento do porto das Velas, na ilha de São Jorge, para “mais funcionalidade e mais eficácia”, o que corresponde às reivindicações do município.
O anúncio foi feito esta terça-feira pelo presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, no final de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira (CDS-PP), realizada no início de uma visita estatutária de três dias à ilha de São Jorge.
Segundo Bolieiro, no âmbito do ordenamento do porto de Velas, será elaborado um estudo prévio “para as futuras intervenções”, a cargo da empresa Portos dos Açores.
O objetivo é que o equipamento possa ter “mais funcionalidade e mais eficácia entre os diferentes operadores”.
O presidente da autarquia de Velas, que entregou um memorando com 400 páginas ao executivo liderado por José Manuel Bolieiro, referiu que o reordenamento previsto pelo Governo encaixa nas reivindicações locais, ficando claramente satisfeito com outros pequenos investimentos previstos pelo Govenro Regional para o concelho das Velas
Segundo o autarca, na reunião também foram abordadas intervenções ao nível do setor agrícola relativamente às acessibilidades, uma vez que São Jorge “representa sensivelmente 20% do setor agrícola da região”.
Na área da saúde, José Manuel Bolieiro também destacou que o Centro de Saúde de Velas, cuja empreitada de reabilitação e beneficiação foi inaugurada esta quarta-feira de manhã, será objeto de ampliação.
Bolieiro referiu que também foram abordados, entre outros, aspetos relacionados com as acessibilidades às explorações agropecuárias, caminhos agrícolas, florestais, municipais e regionais e com os prazos do perímetro do ordenamento agrário.
O chefe do executivo açoriano disse que registou “um resultado muito positivo e cooperante entre o Governo e a autarquia” das Velas.
O autarca Luís Silveira disse ainda que sobre investimentos “de grande monta” a realizar no município, as notícias “são boas”.
Questionado sobre se há preocupações que ficam por responder, Luís Silveira respondeu compreender que são nove ilhas e um orçamento regional, dizendo que gostava de mais mas compreende que assim seja, não estando insatisfeito com as respostas dadas pelo Governo.
O Governo dos Açores está a realizar a visita estatutária à ilha de São Jorge até esta quinta-feira.
RL Açores/AO/GRA