
A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, aprovou mais de uma centena de ações de formação intensiva e de curta duração propostas por Escolas Profissionais e Institutos Públicos de Formação, no âmbito da medida Qualifica.IN, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Entre as áreas dos cursos aprovados estão Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, Produção Agrícola e Animal, Saúde, Construção Civil e Engenharia Civil, Eletrónica e Automação, Indústrias Alimentares, Serviços de Transporte, Ciências Informáticas ou ainda Trabalho Social e Orientação.
A formação no âmbito do Qualifica.IN, que se destina a ativos empregados e desempregados com idade igual ou superior a 18 anos, pode decorrer em formato presencial ou à distância e deve ser dinamizada até ao dia 30 de abril de 2025, cabendo a cada entidade definir o seu próprio calendário para candidaturas, seleção de formandos/as e início dos cursos.
Aos formandos desempregados é atribuída uma bolsa de formação até ao valor máximo mensal do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
Às escolas profissionais e entidades promotoras do Qualifica.IN é atribuído um apoio financeiro até ao montante máximo de 24 mil euros por cada ação de formação, tendo sido aprovado nesta fase um investimento superior a 500 mil euros integralmente financiado pelo PRR.
RL/GRA