Governo dos Açores aumenta 25 vagas no Centro de Atividades de Tempos Livres das Velas (c/áudio)
Artur Lima – Vice-presidente do Governo Regional dos Açores
Ana Paula Bettencourt – Provedora da Santa Casa da Misericórdia das Velas

O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, assinou esta terça-feira, em São Jorge, uma adenda ao contrato de cooperação valor-cliente com a Santa Casa da Misericórdia das Velas que permite um aumento de 25 vagas no centro de atividades de tempos livres (CATL) daquela instituição.

Na deslocação à Santa Casa da Misericórdias das Velas, integrada na visita estatutária que se está a realizar à ilha, o responsável pela pasta da solidariedade social referiu que esta adenda agora assinada vem beneficiar essencialmente as famílias, enaltecendo o papel das IPSS’s em São Jorge, evidenciando ainda o facto de não haver lista de espera na ilha nem para creche nem para CATL neste momento.

Artur Lima sublinhou ainda que esta decisão governamental possibilita um reforço do financiamento desta valência social em cerca de 37 mil euros, passando de 51 mil euros anuais para 88 mil euros.

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia das Velas, Ana Paula Bettencourt, mostrou-se muito satisfeita com este aumento de vagas protocoladas em CATL que passam de 35 para 60 vagas e vêm fazer face à elevada lista de espera existente nesta valência.

Sobre a possibilidade de abrir o CATL a crianças que frequentem o pré-escolar no público e não na Santa Casa da Misericórdia, Ana Paula Bettencourt, diz que poderá ser uma opção no futuro, mas para já não há garantias nesse sentido, sendo que uma decisão dessas ditaria grandes mudanças no CATL da Santa Casa tendo em conta as idades das crianças.

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia que não fecha então a possibilidade de abertura do CATL da instituição a crianças que frequentem o pré-escolar na escola pública.

 

 

 

RL Açores/GRA