
O Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) investiu na melhoria das condições das valências de apoio à infância da Santa Casa da Misericórdia das Velas, num investimento de 4,36 milhões de euros.
O parlamentar social-democrata Paulo Silveira, recordou que no período em que se assistiu à crise sísmica de São Jorge de 2022 as valências da instituição foram deslocadas para a Escola Profissional de São Jorge.
Paulo Silveira recordou, inclusivamente, que “o edifício sede da Santa Casa, onde funcionava a creche, o centro de atividades de tempos livres e o jardim de infância, não oferecia condições de segurança”.
Atualmente, de acordo com o parlamentar social-democrata, “são mais de 160 utentes nas valências sociais de apoio à infância, tendo já sido anunciado o aumento da capacidade protocolada pelo Governo da Coligação”.
Paulo Silveira defende que “é também pela aposta nas valências de apoio à infância que se asseguram as condições de fixação de pessoas e famílias das ilhas, enquanto medida de promoção da natalidade”, concluiu.
A deputada Catarina Cabeceiras do CDS-PP/Açores, por sua vez, destacou “o esforço conjunto do Governo Regional e da Santa Casa da Misericórdia das Velas em dar resposta à procura por parte das famílias”, o que resultou num aumento de 20 lugares. “Existiam 40 vagas e foi realizado um aumento de vagas, que passaram a ser 60”, frisou.
No entender da deputada do CDS-PP, “toda a aposta que tem sido feita pelo Governo da Coligação nas valências de apoio à infância em São Jorge, tem a importância de dar resposta às exigências atuais, assim como contribui para as políticas de fixação de pessoas e de incentivo à natalidade, tão prementes numa época de declínio demográfico como a que atravessamos”.
Assim, Catarina Cabeceiras apontou estarem igualmente em curso “mais dois importantes investimentos do Governo Regional no que concerne às respostas direcionadas ao apoio à infância e juventude”, ambos já em fase de contratação de empreiteiro: é o caso da “empreitada de Construção do Centro Intergeracional de Santo Antão, do Centro Social e Paroquial de Santo Antão, num valor de mais de 3 milhões de euros” e o caso da “Casa de Providência de São José, para a qual o Governo PSD/CDS/PPM apoiou a aquisição de um edifício na anterior legislatura, e para a qual agora prevê também a adaptação de um espaço de apartamento para autonomização de jovens em risco”.
RL/PSD/CDS