O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou que já foram entregues 36 viaturas elétricas a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e Misericórdias dos Açores, num investimento global de 1,2 milhões de euros no âmbito do programa GER-MOV, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Já entregámos 36 viaturas e não entregámos mais porque os fornecedores não conseguem”, notou, afirmando que espera “entregar mais algumas ainda este mês”.
O governante falava hoje, em Angra do Heroísmo, na cerimónia de entrega de uma viatura ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras, que contou com a presença da Diretora Regional da Solidariedade Social, Andreia Vasconcelos, e da Diretora Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia.
Esta viatura, adquirida com um apoio financeiro do Governo dos Açores na ordem dos 39 mil euros, tem nove lugares e será afeta ao transporte de pessoas portadoras de deficiência e idosos para atividades lúdicas e consultas.
“É mais uma viatura que entregamos no âmbito do programa GER-MOV, financiado pelo PRR, e que tem várias vantagens: a primeira é que se trata de uma viatura elétrica, ou seja, a instituição poupa em combustível”, referiu.
Por outro lado, e contrariamente ao “anterior programa” criado pelos executivos socialistas, que “endividava as instituições”, com o programa em vigor as IPSS não têm de comparticipar a compra da viatura, uma vez que o “Governo paga a 100%”.
O programa Gerações em Movimento (GER-MOV) visa renovar o parque automóvel das IPSS e Misericórdias dos Açores através da aquisição de 100 viaturas elétricas até 2025.
Na ocasião, Artur Lima salientou o “trabalho de parceria com as IPSS” e apoio conferido nas “mais variadas áreas”, salientando o aumento substancial dos valores-padrão para que as instituições sociais possam fazer face aos “custos elevados que têm”.
GRA/RL