O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, acompanhado pela Diretora Regional do Ambiente e Ação Climática, Ana Rodrigues, esteve presente na cerimónia promovida pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação EUROPARC, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na terça-feira, para receber o galardão de renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Áreas Protegidas (CETS) das Terras do Priolo, para o período de 2024/2028.
Segundo Alonso Miguel, a Carta Europeia de Turismo Sustentável distingue boas práticas na promoção de um turismo sustentável, a nível ambiental, cultural, social e económico, em áreas protegidas, em mais de 40 países.
No âmbito da Cerimónia, a Federação EUROPARC destacou a CETS Terras do Priolo como um caso de sucesso, relativamente ao trabalho concertado entre os diversos parceiros, na gestão sustentável daquele território. Nesse contexto, Alonso Miguel foi convidado a apresentar as boas práticas implementadas nos Açores, como um exemplo a seguir por outros territórios europeus.
As Terras do Priolo, situadas nos concelhos de Nordeste e Povoação, na ilha de São Miguel, receberam esta designação devido à importância dos seus habitats para a preservação do Priolo (‘Pyrrhula murina’), espécie endémica da zona este da ilha de São Miguel.
O governante, no âmbito da intervenção proferida, esclareceu que “fruto da implementação de um vasto conjunto de projetos de conservação da natureza, de sensibilização ambiental e de utilização sustentável do território, ao longo das últimas décadas, foi possível recuperar o estado de conservação do Priolo”, passando de “criticamente ameaçado” para “vulnerável”, de acordo com os critérios estabelecidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
RL/GRA