O Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração, inativo durante vários anos, decorreu na quarta-feira pela segunda vez com o atual Governo dos Açores, que tem recuperado a entidade que se pretende de reflexão e apoio ao Executivo.
“Esta é a segunda reunião já decorrente do ano em curso e que nós pretendemos manter nos termos do regulamento. Queremos incluir na reflexão a revisão da composição e aumentar a representação”, sublinhou o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro.
O governante falava nas Velas, em São Jorge, no final da reunião do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração, que decorreu na tarde de quarta-feira.
O Presidente do Governo lembrou que os Açores são casa de quatro mil imigrantes de 95 nacionalidades.
“Fomos durante muitos anos uma terra e um povo de emigrantes, mas agora também somos ilhas de imigrantes. Atenção que vivem muitos outros estrangeiros, que felizmente já adquiriram nacionalidade portuguesa”, prosseguiu.
“O nosso objetivo é de máxima integração, quer sob ponto de vista cultural, mas também sob ponto vista profissional e social”, concretizou ainda o governante.
O Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração é constituído, entre outros, pelo Presidente do Governo, pelos Diretores Regionais das Comunidades, da Educação e da Solidariedade Social, pela AIPA, pela CRESAÇOR, pela AMRAA e pelo SEF.
GRA/ RL Açores