A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, confirmou no plenário da Assembleia Legislativa Regional, que o Governo dos Açores pretende, em 2024, prosseguir a “capacitação do Serviço Regional de Saúde”, tanto a nível de recursos humanos como materiais.
“Já muito foi feito. Posso adiantar este exemplo: a taxa de cobertura dos médicos de família subiu dos 78,7%, que era o que tínhamos em 2018, e atualmente é de 92,9%. Mas haverá sempre mais a fazer com a aprovação dos documentos que hoje aqui debatemos”, declarou a governante.
Mónica Seidi falava na cidade da Horta, na discussão em torno das propostas de Plano e Orçamento para 2024.
Depois de elencar os reposicionamentos de carreira dos profissionais do setor, a Secretária Regional sublinhou que as propostas de Plano e Orçamento integram “mais de sete milhões de euros destinados à renovação dos equipamentos que já ultrapassaram o seu fim de vida”, fruto da herança passada.
“Saliento os três aparelhos de TAC em Santa Maria, na Graciosa e nas Flores, acautelando a devida garantia nos primeiros sete anos, e permitindo uma melhoria nos cuidados de saúde prestados nas ilhas sem hospital”, vincou.
E prosseguiu: “Assumindo uma política centrada na promoção da saúde e prevenção da doença, iremos prosseguir com o projeto piloto do rastreio do cancro do pulmão e a prevenção do cancro gástrico, além dos já habituais programas de rastreio que agora contam com um novo mamógrafo – topo de gama – para o Centro de Oncologia dos Açores, quando o anterior já tinha 20 anos”.
Ainda no campo da Saúde, Mónica Seidi valorizou o “crescimento da atividade assistencial a nível dos três hospitais da Região e das unidades de saúde de ilha”.
“Foram mais 50 mil consultas em 2022 do que em 2019, sendo que até ao final do mês de outubro já íamos em cerca de 340 mil consultas realizadas nos três hospitais. A nível da atividade cirúrgica verifica-se a tendência de crescimento, assim como o número de sessões em Hospital de dia. Nas ilhas sem hospital, há mais consultas e mais exames realizados com a deslocação de médicos especialistas”, asseverou.
No que refere ao Serviço Regional de Proteção Civil, que “está sempre presente no socorro prestado aos açorianos, o Governo Regional prosseguirá políticas de “reforço contínuo deste serviço”, asseverou.
“Além das preocupações a nível dos recursos materiais e equipamentos para as associações de bombeiros, temos o compromisso de assegurar o bem-estar dos bombeiros, o que leva a que o Plano de investimentos para 2024 contemple o Estatuto Social do Bombeiro” com o apoio financeiro à aposentação antecipada e ao reconhecimento da especificidade das suas atividades”, disse ainda.
Já no que toca ao Desporto, a governante garantiu que será prosseguida a “consolidação de resultados competitivos e demográficos, desde o aumento do número de praticantes da atividade desportiva, ao aumento da taxa de participação absoluta”.
E concretizou: “São mais de 11 milhões de euros, o valor mais elevado desta legislatura. Continuaremos a criar as condições para a prática da atividade física ao longo da vida direcionadas a toda população açoriana, dando continuidade ao sucesso de programas como por exemplo, o «Açores Ativos»”.
GRA/RL