Governo quer encerrar jardins de infância em São Jorge e transferir crianças para o ensino público sem consultar pais e encarregados de educação, acusa Isabel Teixeira – PS já pediu explicações (c/áudio)

A intenção foi anunciada em julho de 2022. O Governo Regional tinha intenção de encerrar os jardins de infâncias de São Jorge. Parece que agora a decisão vai mesmo avançar, de acordo com o Grupo Parlamentar do PS.

Os socialistas dizem que o governo já começou a abordar as escolas públicas no sentido de se agilizar a transição das crianças que estejam nos jardins de infância para o pré escolar da escola básica e secundária das velas e da calheta.

Perante tal situação, os PS avançou com um requerimento ao governo regional que deu entrada esta segunda feira na assembleia legislativa regional.

Em entrevista à RL Açores, Isabel Teixeira, deputada socialista eleita por São Jorge, expôs as principais preocupações dos socialistas e que pretende ver respondidas pelo governo regional.

A parlamentar explicou ainda que o PS nada tem contra o ensino público, estando apenas preocupada com os funcionários destas valências que se pretendem agora encerrar e com a questão dos horários alargados que atualmente o pré escolar não oferece ao contrário dos jardins de infância.

Os socialistas lamentam ainda que os pais e encarregados de educação não tenham sido contactados de forma a serem auscultados sobre esta possibilidade.

Recorde se que em recentemente uma situação semelhante aconteceu na Graciosa.


Em São Jorge existem três jardins de infância fora do ensino público, o da santa Casa da Misericórdia das Velas, do Instituto de Santa Catarina, ambos no concelho das Velas, e “O Golfinho” no concelho da Calheta.

 

 

Isabel Teixeira

RL Açores