O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura manifestou, na Assembleia Legislativa, na Horta, o empenhamento do Governo Regional em melhorar os resultados que se registam no ensino nos Açores.
“Com serenidade, segurança e sem alarmismos estamos a trabalhar no sentido de alcançarmos o melhor sucesso para as nossas escolas e alunos”, afirmou Luiz Fagundes Duarte, que falava quarta-feira num debate sobre a participação do sistema educativo açoriano no relatório PISA 2015.
O Secretário Regional assegurou que ”tudo será feito para melhorar os resultados” que a Região tem neste programa internacional de avaliação.
Luiz Fagundes Duarte revelou que, no próximo ano letivo, será alargada a toda a rede escolar regional uma plataforma eletrónica em teste na Escola Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, que permitirá, a cada momento, acompanhar todo o percurso escolar de cada um dos alunos.
Esta ferramenta permitirá, a diferentes níveis (escola, alunos, professores, encarregados de educação e tutela política), o conhecimento em tempo real da situação de cada um dos alunos, em particular.
Esta ação de conhecimento concreto da realidade, segundo o Secretário Regional, alia-se às que já estão no terreno e que visam o combate ao abandono e ao insucesso escolar, designadamente as equipas multidisciplinares de apoio às escolas primeiro ciclo do ensino básico e o alargamento a todas as escolas do projeto Fénix.
RL/Gacs