Governo Regional em estado de negação sobre o setor das Pescas, acusa o PSD

 

O PSD/Açores acusou ontem o Governo Regional de estar “num estado de negação face ao setor das Pescas no arquipélago. O setor da pesca nos Açores vive momentos de incerteza e de profunda crise, e em algumas comunidades piscatórias vivem-se mesmo situações de verdadeira emergência social, disse o deputado Luís Garcia.

 

O social democrata apresentava um Projeto de Resolução, subscrito por todos os partidos da oposição, e que foi aprovado por unanimidade, para garantir a sustentabilidade e os rendimentos da pesca, frisando que “se estivesse tudo bem na pesca açoriana, como disse um deputado do PS, não estaríamos aqui a discutir novas soluções para o setor”.

 

“Nem o governo estaria a anunciar um resgate, ou a criar grupos de trabalho para garantir os rendimentos dos pescadores. E muito menos os pescadores estariam à míngua”, adiantou.

 

“De entre os muitos problemas com que o setor se depara surgem com destaque os baixos rendimentos e os problemas de sustentabilidade dos recursos”, referiu Luís Garcia, alertando para a necessidade de se garantir “a sustentabilidade e os rendimentos da pesca. Esses são dois objetivos centrais que uma verdadeira política regional de pescas, se existisse, devia almejar”.

 

“O governo não pode atribuir todos os problemas do setor a fatores conjunturais”, afirma o social democrata, apontando “erros sucessivos, erros políticos e estruturais que foram cometidos ao longo dos anos, como o sobredimensionamento da frota, que tem pouca autonomia e pouca capacidade, ou o aumento do esforço de pesca. Foi construída uma armada política que, nestes 20 anos, delapidou os nossos recursos”.

 

Luís Garcia lembrou que os partidos da oposição “apresentaram a presente proposta em comissão, tendo a mesma sido considerada redundante pelos deputados do PS. E agora? Como é que o Partido Socialista, que diz estar a fazer tudo, e tudo bem feito, nas pescas, aprova este projeto de resolução? O que é que mudou, entretanto?”, questionou.

 

“O que se passa é que o Governo Regional percebeu que estava isolado nesta temática, e perante problemas factuais, tenta agora redimir-se. Só quem não quer é que não vê os problemas sobre os quais estamos aqui a falar. Temos de falar sobre eles, e não vale a pena esconder a cabeça na areia”, concluiu Luís Garcia.

 

 

 

 

 

GI PSD Açores/RL Açores