Governo Regional não tem programa de combate às toxicodependências, denuncia Artur Lima

 

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, denunciou, esta quinta-feira, que o Governo Regional “não tem programas de combate às toxicodependências” promovendo apenas soluções, “ainda por cima com consequências graves”, para “manter os dependentes adormecidos”.

A crítica foi feita no âmbito de um debate sobre a resolução dos problemas associados ao programa “Percursos” (programa de substituição de opiáceos por metadona, na ilha Terceira) que foi retirado da Casa do Povo da Terra-Chã e colocado sob gestão da Unidade de Saúde de Ilha da Terceira, mas que funciona em instalações “sem o mínimo de condições de higiene e salubridade” nas imediações do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo.

Apesar de ter colocado várias questões sobre “o que falhou na gestão da Casa do Povo da Terra-Chã”, para “onde foi o dinheiro do protocolo estabelecido entre o Governo Regional e aquela instituição” e como “serão, a partir de agora, contratados e pagos os 14 funcionários do programa ‘Percursos’ que estavam a trabalhar na Casa do Povo”, as principais críticas do CDS foram para a falta de políticas e combate às dependências.

Artur Lima acusou o Governo Regional e o Secretário Regional da Saúde, em particular, “de ter acabado com a Direção Regional de Combate às Dependências e por não ter renovado o Programa Regional de Combate às Dependências 2010-2012”, colocando ainda em dúvida o facto de “não existir um plano integrado, mas sim um programa ilha a ilha e ao gosto do freguês”, referindo que numas ilhas os toxicodependentes são tratados com metadona e noutras com recurso ao fármaco Suboxone: “O Sr. Secretário da Saúde é que tem que dar esta explicação, aqui nesta Casa. Qual é o programa que o Sr. Secretário tem? Explique porque é que na Horta se usa o Suboxone e na Terceira e em São Miguel se usa só a metadona?”.

“Isto é grave, tem consequências ao nível familiar e apenas mantém os dependentes adormecidos”, acusou Artur Lima.

GI CDS-PP Açores/RL Açores

Deixe uma resposta