São 40 anos de muita cultura, etnografia e, sem dúvida, a levar o nome de São Jorge mais longe. O Grupo Etnográfico da Beira está a celebrar 40 anos desde a sua formação.
E nada melhor para assinalar tão importante data como o lançamento de um novo CD. “À Beira do Passado” é o nome deste trabalho discográfico do Grupo Etnográfico da Beira.
Este é já o terceiro CD lançado pelo grupo, depois de em 1998 ter editado “Cantares da Nossa Gente” e, em 2002, “Cantos Jorgenses”, CD este que marcou igualmente a alteração na denominação deste grupo para Grupo Etnográfico, devido, precisamente, às suas características etnográficas.
Paula Sequeira Amarante, a presidente do Grupo, explicou como surgiu a ideia para a gravação deste terceiro CD, que se prendeu com a impossibilidade de uma viagem aos EUA e com a participação num programa da RTP que gerou várias peripécias com a utilização de um CD já gravado.
Este novo trabalho do grupo Etnográfico da Beira foi gravado em São Jorge, no estúdio da NPG Productions, de Nelson Ponta Graça, sediado na Vila das Velas.
Nelson Ponta Garça, presente na apresentação deste trabalho, destacou a importância do Grupo Etnográfico da Beira além-fronteiras, evidenciando o gosto que foi participar deste trabalho.
A responsável pelo grupo, Paula Sequeira Amarante, recordou ainda a criação da Associação do grupo Etnográfico da Beira, recordando, o porquê da passagem a Grupo Etnográfico.
No que concerne ainda a este novo trabalho discográfico intitulado “À Beira do Passado” é composto por 13 faixas, com temas bem conhecidos do público como “Bela Aurora, “Chamarrita do Meio” ou a tão querida e afamada “Saudade”, com destaque ainda para a introdução de uma nova moda “Sécia”, fruto de mais um trabalho de recolha do grupo, que apresenta ainda uma “Rapsódia das ilhas”.
O Grupo Etnográfico da Beira foi fundado a 26 de julho de 1981, tendo, na época, a denominação de Grupo de Folclore da Casa do Povo de Velas, Beira.
De salientar que o Grupo Etnográfico da Beira tem agora uma nova sede, localizada na antiga escoa primária do lugar da Beira, através de um protocolo de cedência celebrado com o Município das Velas.
Esta segunda-feira decorre a cerimónia comemorativa dos 40 anos deste grupo, uma sessão acompanhada pela jornalista estagiária da Rádio Lumena, Laura Cabral, cuja reportagem será publicada na terça-feira.
Liliana Andrade/RL Açores