“História e Geografia dos Açores chegam aos currículos regionais no próximo ano letivo” garantiu Catarina Moniz Furtado

 

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista garantiu esta terça-feira que no próximo ano letivo, 2016/2017, serão lecionadas nas escolas regionais matérias relacionadas com a história e a geografia dos Açores, que passarão a fazer parte do currículo regional.

A garantia foi dada pela deputada Catarina Moniz Furtado, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

“A disciplina vai fazer parte da matriz curricular, porque vai compor os conteúdos da disciplina de cidadania, nos 6.º e 8.º anos de escolaridade. Já tem um programa elaborado, estando já definidos os conteúdos e prestes a arrancar a primeira formação aos professores, que lecionarão as matérias”, explicou Catarina Moniz Furtado.

A deputada socialista frisou que os trabalhos preparatórios para lançamento desta lecionação incluíram a auscultação das escolas, a criação da comissão científica e o trabalho de formalização do programa e moldes de funcionamento da disciplina que o governo optou, e bem, por integrar na área curricular não disciplinar de Cidadania ao longo de dois anos.

A deputada do PS clarificou que “a disciplina terá uma avaliação qualitativa e a formação aos docentes será ministrada pela a Universidade dos Açores, onde em regime de oficinas, serão produzidos materiais pedagógicos de apoio à lecionação”.

“O Partido Socialista cumpre o seu compromisso e garante que nas escolas da nossa Região serão abordados conteúdos que irão aprofundar a nossa Açorianidade”, concluiu Catarina Moniz Furtado.

GI PS Açores/RL Açores

Deixe uma resposta