História, produção e comercialização do Queijo São Jorge em destaque no evento CheeseINature – Redução da produção do leite foi a principal preocupação debatida (c/áudio)

O Queijo São Jorge voltou novamente a estar em grande destaque por estes dias na ilha de São Jorge, no âmbito das Festas de São Jorge 2023 que terminaram esta terça-feira.

Decorreu no dia 24 de abril o evento CheeseINature, um evento promovido pela Câmara Municipal das velas em parceria com o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge que pretendeu debater vários aspetos em torno deste que é o produto mais emblemático da ilha.

Na ocasião temas como a historia, produção e comercialização do Queijo São Jorge foram debatidos durante o primeiro painel. As preocupações e os desafios foram explanados com o Presidente da Uniqueijo, António Aguiar, a destacar a questão da redução de leite que futuramente pode vir a afetar a produção de queijo.

Contudo, para António Aguiar há medidas que podem e devem ser tomadas.

A nível da comercialização, José Carlos Serrão, Diretor Geral da Lactaçores, falou sobre as exigências futuras da comercialização deste produto de excelência, que é o Queijo São Jorge DOP, que vai ter novas embalagens num futuro próximo.

Decorreu ainda neste evento um segundo painel intitulado “Ligação do vinho ao Queijo e o “Queijo e as suas potencialidades”.

António Aguiar
José Carlos Serrão

RL Açores