I Jornadas Atlânticas de Turismo realizam-se nas Velas a 7 e 8 de outubro (c/áudio)

Nos próximos dias 7 e 8 de Outubro, a Vila das Velas será palco da realização das I Jornadas Atlânticas de Turismo, as quais surgem no âmbito da geminação entre os Municípios das Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira), seguindo-se a sua II edição em 2024 na Ilha do Sal em Cabo Verde e a III edição em 2025 na Ilha de Porto Santo, Madeira.

Serão vários os intervenientes convidados para os painéis em debate, sendo que a sessão de abertura do evento contará com a presença da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e a sessão de encerramento com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

Em entrevista recente, Luís Silveira, o presidente do Município das Velas, anfitrião destas primeiras jornadas, falou sobre o programa do evento que decorre este fim-de-semana, no Auditório Municipal.

Durante dois dias serão debatidos temas importantes e inerentes aos três Arquipélagos, com painéis relacionados com o desenvolvimento turístico sustentável, nomeadamente sobre a Oferta Turística/ Alojamento, a Atividade Turística e a sua Sustentabilidade Ambiental e Económica, assim como Promoção e Mobilidade/ Transportes.

As Jornadas Atlânticas de Turismo, além de servirem como espaço privilegiado de debate, intercâmbios, trocas e partilhas em diferentes domínios, terão ainda vários momentos musicais, promovendo assim a cultura destes três Arquipélagos, mais concretamente dos três Municípios envolvidos.

Para o Presidente do Município das Velas, Luís Silveira, estas jornadas servirão para cimentar ainda mais as relações entre Municípios, nomeadamente entre Arquipélagos e Ilhas, sendo que as especificidades e necessidades de cada um acabam por ser comuns em muitos aspetos, apesar das realidades serem diferentes, como frisou Luís Silveira.

De salientar que as Jornadas Atlânticas de Turismo, decorrem no âmbito da Geminação entre Velas e os Municípios do sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira).

Luís Silveira

RL Açores/GI CMV