A icónica Igreja de Santa Bárbara, nas Manadas, foi o palco, esta quinta-feira à tarde, de um concerto diferente de Viola da Terra, promovido por Evandro Meneses, que trouxe a São Jorge, por iniciativa da Associação MirateArts, o projeto Solo9Viola.
O músico falou à RL Açores sobre este projeto, enaltecendo as características e aquilo que de bom e diferente se pode fazer com a Viola da Terra, um instrumento tão regional e que tem ganho uma dimensão cada vez maior no panorama cultural regional, nacional e até internacional.
O Solo9Viola é um projeto diferente no que toca à musicalidade, segundo explicou Evandro Meneses, e que pretende correr as nove ilhas dos Açores. Este projeto já foi, inclusive, além-fronteiras, de forma a dar a conhecer a Viola da Terra, tendo já passado pelo Uruguai. Os próximos concertos estão agendados para breve, tendo lugar na Galiza, em Espanha, e Itália, sempre com um objetivo principal, “divulgar a nossa viola da terra”.
Em São Jorge, para além da Igreja de Santa Bárbara, o projeto Solo9Viola chegou também ao Museu Francisco de Lacerda, com um concerto que teve lugar também esta quinta-feira à noite.
RL Açores/Ana Azevedo