Estão a decorrer na Ilha do Sal, em Cabo Verde, as II Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, evento que surge no âmbito da geminação entre os Municípios de Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira).
Para o Presidente do Município, Luís Silveira, que falava na sessão de abertura do evento, este é um desafio ganho, onde se juntam estas três Ilhas, três destinos de natureza, três destinos Reserva da Biosfera, em torno do mesmo objetivo.
Segundo o Autarca, existe tanto que une estes três Municípios, onde se abordam questões importantes em torno do setor do turismo, de extrema relevância, numas jornadas que tinham esse mesmo princípio, nomeadamente de troca de experiências, perceber as vivências, as dificuldades, os anseios de cada um dos destinos, no fundo, numas jornadas de aprendizagem destes três destinos de excelência.
Luís Silveira realçou igualmente a importância dada a estas II Jornadas, exemplo disso a presença da representes do Turismo de Portugal, do Grupo SATA, assim como do próprio Governo Regional, por via da VisitAzores e da participação do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática.
De salientar que a sessão de encerramento contará com as intervenções dos Presidentes dos três Municípios assim como com a intervenção do Ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, o Dr. Carlos Santos.
As jornadas prosseguem à noite com momentos de cultura, com a atuação de grupos musicais destes três destinos insulares.
De São Jorge sobe ao palco José Maria Ávila com “Musicas de Outrora”, da Ilha do Sal Jeisa e Luís Rocha, e de Porto Santo Joana Câmara, Ricardo Soares e Rúben Melim.
As II Jornadas Atlânticas de Turismo terminam esta quarta-feira com a visita aos principais pontos turísticos da Ilha do Sal.
RL/CMV