Ilha Graciosa passa a contar somente com dois Padres

A Diocese de Angra anunciou as nomeações para as paróquias da Ilha Graciosa. D. Armando Esteves Domingues, na qualidade de bispo diocesano, pela primeira vez, procedeu a nomeações no seio do presbitério. Segundo o comunicado divulgado, foram ouvidos diversos colaboradores, feitas consultas informais, ouvidos sacerdotes, ouvidores e leigos.

O Padre João Paulo Ávila Brasil é nomeado pároco in solidum e Moderador para as paróquias de Guadalupe, Luz, Matriz de Sta. Cruz, Praia, Curato da Fonte do Mato, Curato da Ribeirinha e Curato da Vitória da Ilha Graciosa. Mantém os restantes ofícios.

Por sua vez, o Padre Rúben Filipe Sousa Pacheco é nomeado pároco in solidum para as paróquias de Guadalupe, Luz, Matriz de Sta. Cruz, Praia, Curato da Fonte do Mato, Curato da Ribeirinha e Curato da Vitória da Ilha Graciosa.

D. Armando Esteves Domingues, aproveitou o comunicado para destacar ainda que, “após 2 anos sem ordenações de novos padres, começa a haver falta de padres para prover, como antes, às comunidades paroquiais”, deixando o apelo para que “surjam paróquias mais abertas à colaboração com as vizinhas, onde se implementem novos estilos de evangelização e onde a corresponsabilidade e os ministérios laicais sejam cada vez mais visíveis e constitutivos da vida das comunidades”.

Diocese de Angra/RL