Imagem Primitiva de Santa Bárbara esteve em exposição na Igreja de Santa Bárbara (c/áudio)

No âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja 2023, que se assinalou a 18 de outubro, a Igreja de Santa Bárbara, nas Manadas, teve em exposição a escultura “primitiva” de Santa Bárbara. Uma ação que visou promover o encontro entre a missão litúrgica da escultura, a sua preservação material e valorização cultural.

Esta imagem primitiva de Santa Bárbara, a primeira de todas, que foi encontrada na Baía junto à Igreja e que terá dado o nome à Igreja ali edificada, tem um valor não só patrimonial mas também emotivo, devido à devoção pela padroeira.

Vítor Reis, Técnico Superior da Igreja de Santa Bárbara, referiu mesmo que muitas pessoas da própria freguesia nunca tinham tido oportunidade de ver esta imagem primitiva de Santa Bárbara.

Para Vítor Reis é necessário separar o que é a lenda relacionada com a Imagem primitiva de Santa Bárbara com a imagem encontrada.

Esta é uma imagem que está salvaguardada no Passal da Calheta de forma a estar segura, sendo que a ideia no futuro é que a imagem volte a casa, à Igreja de Santa Bárbara, com todas as condições de segurança.

Vítor Reis frisou ainda a importância de esta imagem voltar à Igreja de Santa Bárbara não só pela vertente cultural das visitas que são feitas a esta Igreja, mas também devido ao culto e devoção da população.

Vitor Reis – Técnico Superior Igreja Santa Barbara

RL