O projeto “Jogos do Gervásio”, desenvolvido pela comunidade da Região Autónoma dos Açores e que utiliza objetos do quotidiano para operacionalizar atividades de estimulação cognitiva junto dos idosos, foi distinguido com uma menção honrosa de ‘Cidadania Social’, na primeira edição do Prémio “Junta-te ao Gervásio”.
A difusão dos modelos e das instruções para a criação dos Jogos do Gervásio promove a sensibilização para a prática da separação e reciclagem das embalagens e, simultaneamente, leva a que a população idosa tenha acesso a materiais de estimulação cognitiva de forma gratuita e estimula e reabilitação domiciliária orientada.
Além de dar resposta a uma necessidade premente dos idosos e das famílias cuidadoras, o projeto reflete em mais-valias para o ambiente, reduzindo do desperdício de resíduos, nomeadamente plásticos, e dotando-os de valor para a saúde e bem-estar.
Na categoria ‘Cidadania Social’, o Prémio “Junta-te ao Gervásio” colocou no Top 3 as iniciativas “Eco Benefit” (Porto), “Agente do Ambiente” (Lisboa) e “Festa dos Tabuleiros – Rua Gil Avô” (Tomar), tendo atribuído também uma menção honrosa ao projeto “Famílias Verdes” (Castelo Branco).
“Terminada esta primeira edição do ‘Junta-te ao Gervásio’, o balanço que fazemos é extremamente positivo, tanto pelo número de candidaturas recebidas – mais de 170 –, como pelo impacto que os projetos apresentados geraram localmente. É de saudar a criatividade de todos os candidatos na aproximação das comunidades à reciclagem e, globalmente, às boas práticas”, refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
“Os sete premiados e as 13 menções honrosas, espelham o que de melhor tem sido feito em várias localidades do país, na área da reciclagem e da economia circular, com benefícios aos níveis económico, social e ambiental. Procuramos, por isso, dar palco a estes projetos para que possam ter continuidade, evoluir e ser replicados noutras regiões”, sublinha.
Recorde-se que o prémio “Junta-te ao Gervásio” tem como objetivo distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
Esta é uma iniciativa promovida pela Sociedade Ponto Verde, com o apoio institucional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, e conta com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.