
No panorama das Juntas de Freguesia no concelho da Calheta, o PS conquistou três das freguesias (Calheta, Topo e Norte Pequeno) e os Independentes “Unidos pela Nossa Freguesia” conquistaram duas (Santo Antão e Ribeira Seca).
No Norte Pequeno mantém-se tudo como estava, com Adroaldo Mendonça a ganhar a presidência da Junta de Freguesia novamente com 86 votos, elegendo quatro mandados e o Independentes que conseguem eleger 3 mandatos com 68 votos.
Também na freguesia da Calheta, que era PSD, o PS acabou por sair vitorioso com a conquista daquela Junta por Nuno Silveira que arrecadou 342 votos, elegendo 4 mandatos. Os Independentes ficaram logo a seguir com 300 votos, conseguindo também quatro mandatos. Já o PSD acaba por eleger apenas um mandato conquistando 95 votos contra os 519 que tinha conseguido em 2013.
Na Ribeira Seca voltam a ganhar os Independentes, por Durvalino Azevedo, que consegue 401 votos, elegendo cinco mandatos, mais um do que aqueles de há quatro anos. O PS consegue 169 votos e elege dois mandatos e o PSD fica-se pelos 78 votos, perdendo o único mandato que tinha conquistado há 4 anos.
Já no Topo, Lisandro Bettencourt e o PS reforçam a vitória na Junta de Freguesia com 222 votos, conseguindo eleger seis mandatos. Os Independentes conseguem 63 votos e um mandato.
Quanto à freguesia de Santo Antão que era PSD, passa agora a ser Independente com a vitória de Paula Borges que conseguiu 229 votos, elegendo 4 mandatos. Já o PSD obteve 179 votos, elegendo três mandatos e perdendo 143 votos comparativamente com 2013.
Liliana Andrade/RL Açores