“Laboratórios de análise ao leite na Região cumprem padrões internacionais”, recordou Duarte Moreira

O Grupo Parlamentar do PS sublinhou que os laboratórios do Serviços de Classificação de Leite dos Açores (SERCLA) apresentam um trabalho notável e rigoroso de análise do leite Açoriano.

A posição foi defendida por Duarte Moreira, que falava esta quarta-feira, no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que decorre na cidade da Horta.

O deputado socialista realçou que o “PS revê no SERCLA um trabalho extremamente válido para o setor da Região, através dos seus laboratórios, que funcionam de acordo com as regras internacionais para este tipo de atividade”, salientando que “as entidades regionais ligadas à fileira do leite se revêm na qualidade de serviços do SERCLA”.

Duarte Moreira lamentou que o “CDS/PP seja recorrente na acreditação e certificação dos laboratórios do SERCLA” e lembrou que “não existe legislação que obrigue à certificação dos seus laboratórios, que funcionam de acordo com as normas da Federação internacional de Lacticínios e onde estão implementados todos os sistemas de controlo previstos para os procedimentos laboratoriais”, acrescentando que “os equipamentos e a fiabilidade dos laboratórios do SERCLA é aferida mensalmente junto dos laboratórios da indústria”.

O parlamentar socialista rejeitou que esta não-certificação “coloque em causa a exportação de produtos lácteos dos Açores”, recordando que “as empresas que laboram produtos alimentares e que os colocam no mercado é que são responsáveis por garantir a qualidade das suas matérias-primas e dos seus produtos”.

“O CDS/PP não está concentrado no essencial. Neste momento, no setor agrícola, há outras questões bem mais relevantes do que a certificação dos laboratórios do SERCLA. São estes que merecem o foco da atenção do Partido Socialista dos Açores”, garantiu Duarte Moreira.

GI PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta