
O Presidente do Município, Luís Silveira, recebeu, em audiência de cumprimentos, o Presidente do Instituto Regional do Ordenamento Agrário (IROA), S.A Hernâni Costa, após a tomada de posse do novo Conselho de Administração.
Desta forma, foram abordadas também temáticas relacionadas com a manutenção de Caminhos Agrícolas da responsabilidade do IROA, S.A bem como do abastecimento de água à lavoura, no âmbito das parcerias mantidas ao longo do tempo com o Município.
“O Município tem uma parceria com o IROA, desde logo pela importância que tem este Instituto, sobretudo naquilo são os Perímetros de Desenvolvimento Agrário, naquilo que se confere no abastecimento de água à lavoura, mas também na reabilitação dos caminhos que estão integrados nesses perímetros agrícolas.” Conta o Presidente do Município, Luís Silveira.
O encontro que decorreu no Edifício Paços do Concelho serviu igualmente para avaliar as intervenções desta Entidade em São Jorge, Ilha que representa sensivelmente 20% da Agricultura dos Açores, o que desde logo é bem demonstrativo da representatividade do setor.
“Termos 20% de taxa de produção do total dos Açores é um valor muito considerável e inclusive apelava ao Senhor Presidente do IROA que São Jorge tivesse, em termos de investimento do IROA, o equivalente à representatividade que tem, que são esses 20%.”
Neste âmbito, o Presidente do Município faz um balanço positivo deste encontro, onde destacou como obras mais importantes a ligação do Parque das Sete Fontes ao Farol dos Rosais e a ligação das Cancelas ao Cabo da Ponta.
“Foi uma reunião produtiva, em que fiquei com a certeza que o Senhor Presidente do IROA saiu sensibilizado às nossas reivindicações, bem como aos investimentos que são necessários fazer, para além do abastecimento de água, mas também da reabilitação de caminhos, onde se integra o troço que falta neste momento, que é a ligação do Parque das Sete Fontes ao Farol dos Rosais e das Cancelas ao Cabo da Ponta uma vez que, o resto do perímetro já se encontra pavimentado.” Finaliza Luís Silveira.
Ficou reforçada a abertura e disponibilidade de cooperação entre ambas as partes, visando sempre aquilo que é o desenvolvimento da Região, da Ilha e, em particular, do Concelho de Velas.
Imagem: Câmara Municipal de Velas
Laura Cabral/RL Açores