
Luís Silveira – Presidente da Câmara Municipal de Velas
Marcelo Rebelo de Sousa – Presidente da República
É a terceira Chave de Ouro do Município das Velas a ser entregue. Depois de Carlos César, enquanto Presidente do Governo Regional, e do então Monsenhor D.José Avelino Bettencourt, o maior símbolo da Autarquia foi, esta Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, entregue a Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República recebeu esta chave repleta de simbolismo das mãos do presidente da autarquia velense, Luís Silveira, que revelou que esta é uma entrega feita de coração, por todo o reconhecimento pelo que Marcelo Rebelo de Sousa tem dado a São Jorge e, em particular ao concelho das Velas, durante a crise sismovulcânica que se arrasta há quase um mês.
Para Luís Silveira, são quase cinco semanas de medos, anseios e inseguranças, sendo, por isso, louvável a atitude do Presidente da República que, desde a primeira hora, não deixou de prestar atenção e querer saber o que se passava na ilha, tendo, inclusivamente, já estado em São Jorge a 27 de março, logo após o início desta crise.
Luís Silveira aproveitou ainda a ocasião para agradecer a todas as entidades que têm prestado o seu auxílio na robustez de meios em São Jorge, deixando uma palavra de especial gratidão ao Município da Calheta.
O autarca velense garantiu que é um gosto receber Marcelo Rebelo de Sousa em qualquer circunstância e assegurou que a entrega da Chave de Ouro do Município ao Presidente da República é o mesmo que dizer-lhe que os jorgenses estarão sempre de braços abertos para o receber.
“Vir a São Jorge é vir ao paraíso na Terra”, diz Marcelo Rebelo de Sousa, que destacou a força e resiliência dos velenses ao enfrentar a crise sismovulcânica que assola a ilha
Não seria a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa recusaria estar presente numa cerimónia tão especial num Município a receber tão importante distinção, mas no caso deste Município, o das Velas, a situação é diferente, segundo o presidente da República, que encarou este gesto da entrega da Chave de Ouro do Município como “um gesto que vem do coração”.
Para o Presidente da República, e apesar das circunstâncias, “vir a São Jorge é vir ao paraíso na terra”.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda a preocupação nacional que ele próprio foi testemunhando por todo o país sobre a situação vivida em São Jorge, destacando a resiliência dos velenses.
O Presidente da República revelou ainda ter ficado emocionado com este gesto da Câmara Municipal das Velas, garantindo que virá a São Jorge quantas vezes forem necessárias.
Após a cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa percorreu as principais ruas da Vila das Velas, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, pela Secretária de Estado, pelo Presidente do Governo Regional dos Açores e pelo Presidente da Câmara Municipal das Velas e diversas entidades, contactando com a população. Participou num jantar com os proprietários de um café nas Velas, que simbolizou, segundo o Presidente da República, um jantar com todos os velenses, e esteve ainda presente nas Celebrações da Sexta-feira Santa na Igreja Matriz das Velas.
RL Açores