Mónica Seidi quer melhorar acesso a Cuidados Paliativos a todos os açorianos que necessitem

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu à sessão de abertura do “PaliAtivamente – I Encontro de Utentes e Profissionais de Saúde de Cuidados Paliativos da Ilha de São Miguel”.

Mónica Seidi fez questão de expressar a sua gratidão e reconhecimento “à organização, aos utentes e seus familiares e aos profissionais de saúde, que personificam o que de melhor se faz neste domínio da saúde”.

Neste encontro, que decorreu no Pavilhão das Portas do Mar, em Ponta Delgada, ficou claro que esta é uma área onde os progressos são notórios e que é cada vez mais reconhecida, uma vez que beneficia não só os utentes como as suas famílias e cuidadores.

“O Governo Regional está sensibilizado para esta matéria, no sentido de melhorar consecutivamente as equipas de trabalho. É público que o Executivo tem toda a abertura para acolher qualquer clínico que queira trabalhar nos Açores e o caso dos Cuidados Paliativos não é exceção. O que é preciso ter em conta é que esta área requer formação académica diferenciada, com um Mestrado específico, portanto os recursos humanos disponíveis são por vezes limitados – mas existem, há profissionais de saúde preparados para aliviar o sofrimento”, declarou.

A governante especificou que, em São Miguel, há uma unidade que “funciona muito bem, há um trabalho excelente entre a equipa intra-hospitalar e a equipa de cuidados paliativos comunitária”.

No que toca à Terceira e ao Faial há equipas intra-hospitalares.

RL/GRA