O Município da Calheta atribuiu o montante de 15 mil euros, no âmbito de um protocolo assinado recentemente com a Associação de Desenvolvimento para a Ilha de São Jorge (ADISJ), para fazer face às despesas de gestão e manutenção do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal da Ilha de São Jorge para Canídeos e Gatídeos.
Décio Pereira aproveitou a ocasião para sensibilizar a população para que tenha os devidos cuidados apelando ao não abandono animal.
O autarca calhetense elogiou ainda o papel do Centro de Recolha Intermunicipal que é responsável pela garantia da defesa da saúde animal e pública, da preservação do bem-estar dos animais e do meio ambiente, sendo ainda responsável por contratar um veterinário responsável pelo Centro de Recolha, garantindo a identificação eletrónica, vacinação e desparatização dos animais residentes e esterilização dos animais adotados; entre outras obrigações decorrentes da legislação vigente.
Para Dário Fonseca, representante da ADISJ presente na assinatura deste protocolo, a atribuição deste montante, a par do que se celebra igualmente com o Município das Velas, é fundamental para a manutenção e gestão do Centro de Recolha a vários níveis.
Dário Fonseca aproveitou ainda a ocasião para falar sobre as condições deste Centro que fica localizado na Quinta Pedagógica da Escola Profissional da Ilha de São Jorge.
Na ocasião Décio Pereira fez ainda saber que em breve e autarquia irá fazer uma Campanha de Adoção Animal, algo que também acontece no Concelho das Velas, apelando sempre à consciencialização das pessoas para a responsabilidade e tudo o que implica a adoção de um animal.
RL Açores