O município da Madalena anunciou a celebração dos “três séculos de História e tradição”, com um vasto programa comemorativo, que se irá prolongar ao longo de um ano, e que inclui grandes concertos, palestras e o regresso das Enotecas.
Em comunicado o município afirma que “o mais jovem concelho da Ilha do Pico comemora a 8 de março o seu 300º aniversário de elevação a Vila”.
Pode-se ler ainda, que este programa conta “com a presença das mais altas autoridades da Região e inúmeras forças vivas do Concelho e da Ilha, a celebração da efeméride arranca com a tradicional Eucaristia, seguida de Sessão Solene, que contará com a entrega de medalhas e distinções honoríficas, a antestreia do documentário “Maresias”, da realizadora Sandra Sousa, e o lançamento do Livro “Bem Me Quer… Malmequer”, de Berta Soeiro”.
A Câmara Municipal da Madalena explica que a “data será marcada pela dinamização de um sem número de atividades culturais e desportivas, celebrando a Madalena e as nossas gentes, a bravura deste povo que transformou a “lava agreste em jorro de vinho”, fazendo desta herança inspiração para construir o futuro”.