Município das Lajes do Pico promove a segunda edição do Azores Birdwatching Arts Festiva

O Município das Lajes do Pico promove a segunda edição do Azores Birdwatching Arts Festival, em parceria com a Miratecarts, que decorre de 13 a 19 de novembro.

Pelas ruas da vila da Lajes, pode-se contemplar uma exposição de fotografias alusivas ao evento da autoria dos fotógrafos André Vieira, João Quaresma, Nuno Gonçalves, Olivier Coucelos, Pedro Madruga e Pedro Silva.

Durante esta semana, o Azores Birdwatching percorreu as três escolas do concelho com a performance “Canto dos Pássaros”, interpretada por Nuno Cintrão. O músico e compositor inspira-se no canto dos pássaros para criar a sua música, através de uma guitarra e objetos sonoros inesperados.

Nuno Gonçalves e Pedro Silva foram à Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico apresentar a temática “Introdução à observação das aves” aos alunos do 8º ano, que tiveram a oportunidade de avistar várias espécies de aves.

A hora das aves”, uma hora de birdwatching, perfeito para iniciantes na prática de observações de aves, teve início no Posto de Observação de Aves Selvagens da Plataforma Costeira das Lajes do Pico, o Moinho do Juncal, e continuou por toda a zona em redor.

O evento continua até 19 de novembro e contará com variadas dinâmicas, desde a apresentação ao público do “Canto dos Pássaros”, por Nuno Cintrão; um workshop de fotografia de aves, por Pedro Silva; a atividade “vinho e aves”; observação de aves e expedição fotográfica e a exibição do filme “Ovos de Ouro”, no Auditório Municipal das Lajes do Pico, dedicado a toda a família.

O Azores Birdwatching Arts Festival tem por objetivo promover a prática da observação de aves e fomentá-la de forma educativa através da dinâmica criada por intermédio das artes. Citando a autarca das Lajes do Pico, Ana Brum, “é uma criação de sinergias entre o Município e a Miratecarts que pretende fomentar o desenvolvimento cultural, recreativo, artístico e social do concelho”.

CMLP/RL